quinta-feira, 2 de junho de 2011

Apresentação de trabalhos no primeiro dia do Enformae reúne professores e alunos

Por Sylara Silvério/Fotec

Alunos da UFRN, UERN, UNP e de João Pessoa inscreveram seus trabalhos sobre Educominicação no I Enformae

A discussão da educação e comunicação é um assunto antigo. Mas hoje em dia, com o crescimento das mídias alternativas, o tema está sendo mais estudado. A Educomunicação, Mídias Alternativas e Transformações Sociais através da Comunicação foi o tema dos trabalhos apresentados no primeiro dia do ENFORMAE.

 Camila Paula Silvestre, comunicadora social, veio da UERN de Mossoró
apresentar seu trabalho: O teatro como instrumento de Educomunicação
no FESTUERN. (Foto: Sylara Silvério/Fotec)


Sebastião Faustino, professor de comunicação da UFRN, comandou a apresentação dos trabalhos e questionou sobre até que ponto a mídia digital e as redes sociais podem ajudar e incentivar a educação. “A forma como trabalhamos o texto é importante, com isso podemos mudar uma realidade”, disse o professor. O cidadão tem que saber como a mídia age, e através desse conhecimento ele poderá mudar suas opiniões.

Alunos de comunicação social, de pedagogia e de história, apresentaram trabalhos que mostram a importância das mídias alternativas para a educação. A estudante de História da UNP, Maria Cristina Oliveira, relatou da eficácia de aprendizado e interação com os alunos através de filmes para explicar um assunto em sala de aula.  Os coordenadores do Projeto Tela Livre deste ano, Artur Rocha e André Araújo, estudantes de Jornalismo da UFRN; mostraram que o projeto tem como propósito estimular a formação dos comunicadores logo nos primeiros semestres do curso. Experiências foram trocadas entre os alunos, na intervenção feita após a apresentação dos trabalhos. A tarde terminou com a apresentação do vídeo usado pelas estudantes de Pedagogia da UFRN, que foi usada como estratégia para se aproximar dos alunos de uma escola municipal da cidade.

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