quarta-feira, 25 de maio de 2011

Oficinas

E aí galera!

Já se inscreveram em alguma oficina?


Segundo o coordenador geral do evento, Alessandro Muniz, o ENFORMAE  tem como um dos seus objetivos "promover a formação dos participantes nas diversas mídias alternativas e educomunicativas. Assim, todas as oficinas do evento serão extremamente práticas, inclusive, produzindo produtos comunicativos que serão exibidos, veiculados, distribuídos no último dia do evento, na Mostra de Mídias Alternativas produzidas no encontro!"
 
Que tal conhecer um pouco sobre cada oficina antes de realizar sua escolha?


Produção de Zine
Oficina de Produção de Zine
Os fanzines geram a troca de informações entre milhares de adeptos ou fãs e movimentam uma cena underground recheada de novas bandas, ilustradores, jornalistas e escritores em busca de espaço e público. Nesse sentido, o do porquê de sua existência, a produção de fanzines está calcada em três pontos principais: a paixão por um determinado assunto ou prática; o desejo de expressão de idéias, pensamentos, críticas ou o que for; e a satisfação pessoal de ver a repercussão pública de algo absolutamente autoral.



 A oficina de produção de zine será realizada pelo Conselho Editorial da Viração - RN na sala G6 do Setor II e conta com um total de vinte vagas.


Oficina de Produção de Vídeo
Produção de Vídeo
É o processo de fazer um vídeo, de uma ideia inicial de história ou escrita do roteiro, filmagem, edição e finalmente distribuição para um público. Na oficina de vídeo ministrada pela professora Sandra Mara, que acontecerá no Estúdio de TV/Labcom e contará com 15 vagas, iremos trabalhar focados nos seguintes elementos: roteiro, filmagem e edição. Os participantes serão divididos em três grupos de cinco componentes, cada grupo ficará responsável pela produção de um vídeo que será exibido na Mostra de Mídias Alternativas Produzidas no ENFORMAE.

Produção de Jornal Mural
Oficina de Produção de Jornal Mural
A oficina de produção de jornal mural irá acontecer no Labcom e conta com um total de 20 vagas. A professora Socorro Veloso é a responsável por essa oficina. O jornal mural contribui como canal de comunicação estabelecido entre instituição e funcionário, trazendo informações, muitas vezes, de maneira próxima à realidade do público interno da organização, usando diversos atrativos, como layouts criativos, coloridos e divertidos, e também uma linguagem informal capaz de despertar o interesse dos empregados por assuntos relacionados não só ao ambiente de trabalho, mas também ao lazer e ao divertimento em geral.
 
Produção de Rádio Comunitária
A linguagem do Rádio tem um grande diferença em relação ao vídeo, pois o produtor de rádio precisa criar uma imagem na imaginação do ouvinte apenas através da voz, necessita de criatividade pra falar de forma clara e que as pessoas acmopanhem, quase como se estivesem conversando com a rádio. Para que esse proceso aconteça, é preciso entender a linguagem específica do rádio, locução, edição de áudio e vários outros detalhes facinantes com o professor Sebastião Faustino na oficina de Produção de Rádio, essa oficina conta com um total de 20 vagas e será realizada no estúdio de rádio do Labcom.


Criação e Design de Blogs
Oficina de Criação e Design de Blogs
Na redação A do Labcom a professora Taciana Burgos passará dicas e informações sobre a criação de blogs. Os participantes terão a oportunidade de criarem seus próprios blogs ou blogs coletivos onde poderão colocar seus textos, imagens e vídeos falando sobre Mídia Alternativa e Educomunicação.


Fotodocumentarismo

O fotojornalismo é um gênero fotográfico que tem a função de informar através de imagens da forma mais objetiva possível. Possui inúmeros sub-gêneros, dentre eles está o fotodocumentarismo, que compartilha com o fotojornalismo a prioridade pela informação, mas se difere quanto aos aspectos formais.
As fotos documentais tratam de questões que envolvem a vida humana de uma forma muito mais aprofundada, pois não necessitam ser tão objetivas quanto as fotografias jornalísticas. O fotógrafo tem tempo e mais liberdade para se dedicar à pesquisa e escolha do tema.
No auditório do Labcom o professor Itamar Nobre irá discutir um pouco sobre esse mundo do fotodocumentarismo, a oficina conta com um total de 25 vagas.

Alessandro Muniz completa que "serão produzidos vídeos, spots para rádio, fotograficas, blog, jornais murais, toda forma de mídia alternativa, para mostrar que expressar o que pensamos e como pensamos é um direito de todos os indivíduos e coletivos e pode ser feito aqui e agora!".

Contaremos ainda com quatro oficinas autogeridas, promovidas pelos participantes do Evento. Confira mais informações sobre essas oficinas clicando aqui.


Então não vamos deixar de participar, galera!
E aí, você já fez sua inscrição?
Se não basta  clicar aqui e inscrever-se!


Por Paulo Renato (@PlenoAgosto), equipe de assessoria de imprensa

2 comentários:

  1. Olá.
    Como faço para saber se estou inscrito na oficina?

    ResponderExcluir
  2. Estamos enviando e-mail para os inscritos.
    Quando receber, favor responder para confirmar presença na oficina.

    ResponderExcluir